Estações locais

Criando nova estação

Ao criar nova estação é necessário escolher se a estação será manual (dados serão importados manualmente) ou automática (dados serão atualizados automaticamente via protocolo de transferência de arquivo - FTP).

Primeiro é necessário preencher as informações de código, nome e coordenadas. É importante lembrar que duas estações não podem possuir o mesmo código. Caso isso aconteça, o SIGA informará um erro ao criar a estação. Logo após, será necessário inserir os equipamentos daquela estação.

Uma estação pode possuir um ou mais equipamentos e cada equipamento pode medir apenas uma variável. Caso a estação possua várias variáveis de medição, insira mais de um equipamento.

Janela de criar nova estação

Caso a estação seja configurada como automática, será necessário também inserir qual a configuração de FTP para daquela variável. Sendo assim, o SIGA consegue pegar automaticamente as informações do FTP de tempos em tempos para manter o banco de dados atualizado. Se ainda não configurou um FTP, pule para a seção "Importando dados automaticamente". É importante selecionar corretamente o tipo de equipamento correto. Cada equipamento possui particularidades de leitura já configuradas no SIGA. Caso haja algum equipamento que não esteja na lista, por favor, contate os administradores.

Após criar a estação com sucesso, ela aparecerá autoamticamente na tabela principal das Estações Locais.

Importando dados manualmente

Ao clicar no botão "Importar dados", é possível escolher um arquivo clicando ou arrastando para a janela. O SIGA está preparado para ler arquivos no formato .txt contendo uma medição em cada linha no formato Código;Data;Medição. Ao escolher o arquivo e selecionar qual variável corresponde àqueles dados, uma pré-visualização é mostrada em tela para conferência das informações que estão sendo importadas.

Janela de criar nova estação

O SIGA está preparado para importar dados de múltiplas estações em um único arquivo, fique atento a isso quando conferir as medições importadas.

Ao enviar com sucesso os dados já ficam salvos no banco de dados do SIGA.

Importando dados automaticamente

Para importar dados automaticamente é necessário configurar um Protocolo de Transferência de Arquivo (FTP). Na tela principal selecione "Configurações de FTP". Uma nova janela se abrirá e uma tabela contendo todas as configurações de FTP adicionadas aparecerá, para adicionar uma nova configuração de FTP selecione o ícone de "adicionar".

Criar nova configuração de FTP

Escolha um nome de identificação para este FTP, a URL de acesso, usuário e senha. Uma vez com o FTP configurado, é possível criar uma estação automática utilizando esse FTP.